Deputados do PSOL apresentam proposta de federalização da Lei Vini Junior, contra o racismo, ao Ministro do Esporte
O deputado estadual Prof. Josemar (PSOL/RJ) participou nesta terça-feira, 17, em Brasília, de uma reunião com o ministro do Esporte, André Fufuca, com o objetivo de federalizar a Lei Vini Júnior, da qual é autor. Participaram do encontro os deputados federais pelo PSOL Chico Alencar (RJ) (autor do projeto de nacionalização da Lei Vini Jr.), Sâmia Bomfim (SP) e Fernanda Melchionna (RS) (coautoras).
17 jun 2025, 21:38 Tempo de leitura: 1 minuto, 10 segundos
Prof. Josemar, Chico Alencar, Sâmia Bonfim e Fernanda Melchionna se encontraram com André Fufuca
O deputado estadual Prof. Josemar (PSOL/RJ) participou na terça-feira, 17, em Brasília, de uma reunião com o ministro do Esporte, André Fufuca, com o objetivo de federalizar a Lei Vini Júnior, da qual é autor.
Participaram do encontro os deputados federais pelo PSOL Chico Alencar (RJ) (autor do projeto de nacionalização da Lei Vini Jr.), Sâmia Bomfim (SP) e Fernanda Melchionna (RS) (coautoras).
O ministro se comprometeu com a elaboração de uma nota técnica para viabilizar a aplicação da Lei Vini Jr., em território nacional.
O Prof. Josemar também explicou que o protocolo combate o racismo em estádios com medidas de conscientização e intervenção, incluindo a paralisação das partidas.
“É importante que seja destacado que a Lei Vini Júnior tem sido utilizada como instrumento para que o racismo no esporte seja combatido, considerando que o esporte é entendido como elemento da cultura de massas, por meio do qual o racismo pode ser enfrentado em toda a sociedade.”
O deputado Chico Alencar afirmou que o Prof. Josemar abriu caminhos ao aprovar a primeira lei modelo, destacando seu caráter principalmente educativo.
A deputada Sâmia Bonfim também assumiu o compromisso de articular politicamente junto aos ministérios e pares no parlamento para aprovação da lei federal.