Professor Josemar entrega Medalha Tiradentes à escritora Sueli Carneiro
Homenagem no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha
26 jul 2024, 13:27 Tempo de leitura: 1 minuto, 9 segundosO Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha foi celebrado no Palácio Tiradentes com a entrega da Medalha Tiradentes à filósofa e escritora Sueli Carneiro, ativista do movimento negro, ao lado de outra escritora afro-brasileira Conceição Evaristo.
A maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro foi concedida no Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha – celebrado em 25 de julho – pelo deputado estadual Professor Josemar, do PSOL, presidente da Comissão Parlamentar de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça.
A homenageada Sueli Carneiro tem mais de 10 obras escritas e é fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização negra e feminista independente de São Paulo.
“Obrigada por existir, Sueli Carneiro, e ser essa referência tão importante para a causa da negritude. Hoje a luta contra o racismo está avançando mas temos muito o que enfrentar, sem abrir mão dos nossos direitos,” disse Professor Josemar, autor da homenagem.
“Esse momento não é meu mas de todas as mulheres negras que com coragem enfrentam o racismo e o sexismo da sociedade”, disse a homenageada Sueli Carneiro.
A mesa se completou com Flávia Oliveira, Lúcia Xavier, Vanderléa Aguiar, Clátia Vieira e a deputada Renata Souza. Houve também a entrega do diploma Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha a 14 mulheres que contribuem para a luta antirracista.