Luta pelo abono Fundeb foi grande e vitoriosa
Professor Josemar apresentou emenda para incorporar a FAETEC e os professores temporários no Projeto de Lei do Executivo
19 dez 2023, 17:19 Tempo de leitura: 0 minutos, 59 segundosHouve muita pressão na Alerj para dividir o abono Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Após Emenda do Prof. Josemar pedindo para incorporar a FAETEC e os professores temporários no Projeto de Lei do Executivo, que concedeu abono do Fundeb aos profissionais da rede pública estadual, houve um acordo político incluindo todos os profissionais. Outras emendas também foram apresentadas.
“A luta foi grande, nosso mandato apoiou a pressão dos profissionais, e conseguimos aprovar o abono do FUNDEB para os profissionais da FAETEC, DEGASE e professores da rede básica”, disse Professor Josemar.
O abono fez parte da sobra da verba do FUNDEB para 2023.
Segundo nota do SEPE, o governo do Estado RJ “não paga bons salários, pois se pagasse pelo menos o piso nacional do magistério, não haveria tanto dinheiro sobrando (especialistas avaliam 460 milhões de reais de sobra) e não usaria o Fundeb para uma política de abono salarial”.
Agora, a luta continua para que Cláudio Castro pague o piso nacional dos professores e crie o plano de cargos salários.