Professor Josemar propõe feriado estadual de Iemanjá no Rio de Janeiro
Deputado Professor Josemar propõe feriado estadual para celebrar Iemanjá e combater a intolerância religiosa.
13 fev 2026, 10:58 Tempo de leitura: 1 minuto, 9 segundos
O deputado estadual Professor Josemar (PSOL) apresentou o Projeto de Lei nº 6992/2026, que propõe a criação de feriado estadual no Dia de Iemanjá. Este feriado será celebrado anualmente em 2 de fevereiro no Estado do Rio de Janeiro.
A proposta reconhece a relevância histórica, cultural e religiosa de Iemanjá, uma das principais divindades das religiões de matriz africana. A celebração mobiliza milhares de pessoas em todo o estado, especialmente em municípios litorâneos, onde tradições e manifestações culturais marcam a data.
Segundo o deputado Professor Josemar, a criação do feriado representa um avanço no combate à intolerância religiosa. Outra importância, é no reconhecimento da contribuição dos povos negros para a formação cultural do Rio de Janeiro.
“Instituir o Dia de Iemanjá como feriado estadual é afirmar o respeito à diversidade religiosa, valorizar as tradições de matriz africana e enfrentar o racismo religioso ainda tão presente na nossa sociedade”, destaca o Professor Josemar.
O projeto também reforça o papel do Estado na promoção da liberdade religiosa, na valorização da cultura popular e no fortalecimento do turismo cultural. A iniciativa também gera impactos positivos na economia local.
O deputado estadual Professor Josemar encaminhou o Projeto de Lei à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj. A medida deu início à tramitação legislativa.