Deputado Prof. Josemar (PSOL) defende melhoria na rede de educação e combate ao racismo religioso em visita a Rio das Ostras
Melhoria da educação pública e da cultura e combate à intolerância religiosa pautaram a agenda do deputado Prof. Josemar (PSOL) no município de Rio das Ostras nesta segunda-feira, dia 18.
19 ago 2025, 12:26 Tempo de leitura: 2 minutos, 8 segundos
Foto: Danielle Marinho. Prof. Josemar visitou o Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins em Rio das Ostras.
Em sua visita a Rio das Ostras o parlamentar falou sobre temas como, educação pública e a intolerância religiosa.
Melhoria da educação pública e da cultura e combate à intolerância religiosa pautaram a agenda do deputado Prof. Josemar (PSOL) no município de Rio das Ostras nesta segunda-feira, dia 18. A agenda incluiu uma visita ao Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins; à Universidade Federal Fluminense (UFF); ao Ponto de Cultura Afrocentrado Coletivo Comac e à Feira do bairro Mariléa. Na pauta estiveram temas como a falta de infraestrutura escolar e o combate à intolerância religiosa.
Professores, estudantes e ex-alunos do colégio relataram problemas estruturais na unidade, com destaque para falhas na rede elétrica que afetam o funcionamento das atividades. O deputado se comprometeu a encaminhar ofícios à Secretaria de Estado de Educação e aos órgãos competentes para providências.

Reunião com professores, alunos e ex- alunos do Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins. Foto: Danielle Marinho
“A comunidade escolar foi clara sobre as dificuldades do dia a dia. Nosso papel é ouvir e acionar quem pode resolver, acompanhando cada etapa até que as soluções saiam do papel”, afirmou o Prof. Josemar.
No Comac, que funciona como terreiro de matriz africana e centro de produção cultural o encontro foi com a líder Mãe Cláudia. O deputado ouviu ainda o relato de Kelly Mendes, mãe de estudante da rede municipal, sobre um episódio de racismo e intolerância religiosa ocorrido em ambiente escolar. O parlamentar reafirmou o compromisso de acompanhar o caso e promover ações de enfrentamento ao racismo religioso.
“Racismo religioso é crime. A escola precisa ser um espaço seguro para todas as crenças e nenhuma crença. Iremos acompanhar este caso e atuar para que a liberdade religiosa seja garantida”, disse Prof. Josemar.

O deputado conheceu o Balaio Nordestino na feira do Mariléa. Foto: Danielle Marinho
Na Feira do bairro Mariléa conheceu produtos da cultura negra e fa gastronomia tradicional. No campus do Instituto de Humanidades e Saúde da UFF o objetivo foi aproximar o mandato e a comunidade acadêmica, com a discussão sobre as possibilidades de cooperação para projetos de educação, cultura e extensão.
“A universidade é parceira estratégica do poder público. Queremos somar esforços com a UFF para iniciativas que impactem a rede de ensino e a vida cultural da cidade”, concluiu.
Assessoria de imprensa:
Ivan Accioly – (21) 9 9226 8999 / ivan@iaacomunicacao.com.br
Natalie Vitorino – (21) 9 94183952 / natioflu@gmail.com