“É ilegal e imoral”: prof. Josemar (PSOL) articula ida à Justiça contra nomeação de Bolsonaro por Cláudio Castro

O deputado estadual Professor Josemar (Psol-RJ) anunciou que entrará com uma ação judicial por meio do Psol, para barrar as intenções do governador Claudio Castro de nomear o deputado Eduardo Bolsonaro para seu secretariado. O parlamentar disse que a nomeação, além de ilegal, é imoral.

23 jul 2025, 10:42 Tempo de leitura: 1 minuto, 29 segundos
“É ilegal e imoral”: prof. Josemar (PSOL) articula ida à Justiça contra nomeação de Bolsonaro por Cláudio Castro

Fonte: Assessoria. Professor Josemar durante fala no plenário da Alerj.

Professor Josemar afirmou que o Eduardo Bolsonaro segue conspirando contra o Brasil enquanto permanece nos EUA.

O deputado estadual Professor Josemar (Psol-RJ) anunciou que entrará com uma ação judicial através do Psol, para barrar as intenções do governador Claudio Castro de nomear o deputado Eduardo Bolsonaro para seu secretariado. O parlamentar disse que a nomeação, além de ilegal também é imoral.

Professor Josemar afirmou que Eduardo Bolsonaro conspira contra o Brasil e dos Estados Unidos articula o tarifaço para aumentar em 50% as alíquotas das exportações brasileiras, fato que atinge fortemente os trabalhadores do Rio de Janeiro, que é o segundo estado com mais relações de comércio com os Estados Unidos.
A manobra para favorecer o filho de Bolsonaro tem como ilegalidade, segundo Prof. Josemar, a obrigação, de acordo com a Constituição federal de o indicado ter domicílio no estado onde exercerá o cargo.

“Hoje Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos. Muito longe do estado que o elegeu e articulando contra o país, portanto faço um chamado ao meu partido, o PSOL, aos meus companheiros de bancada e a todos os movimentos sociais a entrarmos na justiça contra essa nomeação. Ela não tem fundamento na constituição estadual e é mais um desrespeito desse desgoverno ao estado do Rio de Janeiro. Por isso precisamos estar juntos na luta contra os golpistas e na luta contra aqueles que querem colonizar o Brasil.”

Na terça- feira, 22, a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, noticiou a intenção de Cláudio Castro (PL), como uma forma de proteger Eduardo Bolsonaro da cassação por faltas enquanto permanece tramando contra o país nos EUA.

Assessoria de imprensa – Ivan Accioly (21) 992268999 //Natalie Vitorino (21) 994183952