Marcha das Mulheres Negras acontece em Copacabana no próximo domingo
No próximo domingo, dia 27, será realizada a Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro (FEM Negras RJ), cujo tema este ano é “Contra o racismo, por justiça e o bem viver". Organizada, entre outras entidades, pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras, chega à décima edição e é uma atividade preparatória da marcha nacional que ocorrerá em Brasília no dia 25 de novembro.
18 jul 2025, 16:24 Tempo de leitura: 1 minuto, 21 segundos
Fonte: Divulgação. XI Marcha das Mulheres Negras do RJ
Este ano a Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro completa 10 anos: “Contra o racismo, por justiça e o bem viver”.
No próximo domingo, dia 27, será realizada a Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro (FEM Negras RJ), cujo tema este ano é “Contra o racismo, por justiça e o bem viver”.
Organizada, entre outras entidades, pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras, chega à décima edição e é uma atividade preparatória da marcha nacional que ocorrerá em Brasília no dia 25 de novembro.
A concentração, às 10h, será na Praça do Lido, com a marcha pelo calçadão de Copacabana. Além das manifestações políticas, ao longo do percurso também haverá apresentação de samba com o grupo Vitrine Negra.
A marcha ocorre todo último domingo do mês de julho, organizada pela FEM NEGRAS RJ e marca o encerramento do calendário de atividades do ‘Julho das Pretas’. No mês é comemorado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e são realizadas diversas atividades.
No Rio de Janeiro, a marcha conta com o apoio do mandato do Professor Josemar (PSOL), que preside a Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)
A primeira marcha nacional organizada pelo Movimento das Mulheres Negras, no dia 18 de novembro de 2015, aconteceu em Brasília e mobilizou cerca de 50 mil mulheres e se tornou um marco que impulsionou ações das mulheres negras por todo país na busca por soluções às demandas das mulheres pelo poder público.