Deputados do PSOL apresentam proposta de federalização da Lei Vini Junior, contra o racismo, ao Ministro do Esporte

O deputado estadual Prof. Josemar (PSOL/RJ) participou nesta terça-feira, 17, em Brasília, de uma reunião com o ministro do Esporte, André Fufuca, com o objetivo de federalizar a Lei Vini Júnior, da qual é autor. Participaram do encontro os deputados federais pelo PSOL Chico Alencar (RJ) (autor do projeto de nacionalização da Lei Vini Jr.), Sâmia Bomfim (SP) e Fernanda Melchionna (RS) (coautoras).

17 jun 2025, 21:38 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
Deputados do PSOL apresentam proposta de federalização da Lei Vini Junior, contra o racismo, ao Ministro do Esporte

Prof.Josemar, Chico Alencar, Sâmia Bonfim e Fernanda Melchionna tiveram encontro com André Fufuca

O deputado estadual Prof. Josemar (PSOL/RJ) participou nesta terça-feira, 17, em Brasília, de uma reunião com o ministro do Esporte, André Fufuca, com o objetivo de federalizar a Lei Vini Júnior, da qual é autor. O ministro se comprometeu com a elaboração de uma nota técnica para viabilizar a aplicação da Lei Vini Jr., em território nacional. Participaram do encontro os deputados federais pelo PSOL Chico Alencar (RJ) (autor do projeto de nacionalização da Lei Vini Jr.), Sâmia Bomfim (SP) e Fernanda Melchionna (RS) (coautoras).
A Lei Vini Jr., fará dois anos de aprovação no Rio de Janeiro em julho. O Prof. Josemar explicou que ela estabelece um protocolo de combate ao racismo em estádios e arenas esportivas. É composta por um conjunto de medidas de conscientização, mas também de intervenção caso tenha algum ato racista, inclusive com a paralisação das partidas.

“É importante destacar que a Lei Vini Júnior é um instrumento para combater o racismo no esporte. Entendendo o esporte como um elemento da cultura de massas, para combater o racismo na sociedade. Agora, é fundamental que esses mecanismos sejam ampliados para todo o Brasil.”

O deputado Chico Alencar disse que Prof. Josemar abriu os caminhos com a aprovação da primeira lei que serve de modelo e destacou que as iniciativas têm – sobretudo – caráter educativo. Já a deputada Fernanda Melchionna, lembrou que em seu estado, o Rio Grande do Sul, a deputada Luciana Genro (Psol) seguiu o modelo fluminense e aprovou uma lei semelhante. A deputada Sâmia Bonfim assumiu o compromisso de articular politicamente junto aos ministérios e pares no parlamento para aprovação da lei federal.