Deputado Prof. Josemar reitera apoio a mães e familiares vítimas da violência estatal em manifestação em frente ao Ministério Público
Uma manifestação na manhã desta quarta-feira (11) reuniu mães, pais amigos de vítimas da violência policial. O ato foi organizado pelo Movimento das Mães e Familiares Vítimas da Violência Letal do Estado e Desaparecidos Forçados.
11 jun 2025, 22:44 Tempo de leitura: 1 minuto, 48 segundos
Uma manifestação na manhã desta quarta-feira (11) reuniu mães, pais amigos de vítimas da violência policial. O ato foi organizado pelo Movimento das Mães e Familiares Vítimas da Violência Letal do Estado e Desaparecidos Forçados. O objetivo foi cobrar justiça com a responsabilização dos agentes envolvidos nas execuções. O deputado Professor Josemar esteve presente e reiterou a sua ação em apoio aos familiares.
O deputado criticou a omissão do Estado e ressaltou a necessidade de respeito aos jovens negros e periféricos.
“Nada irá trazer a vida desses jovens de volta, mas a luta por justiça dignifica esses familiares. Estão sempre tentando criminalizar as vítimas, fora a omissão do Estado que nunca se responsabiliza de fato por essas mortes. Sempre dizem que é um caso isolado, mas nos últimos quatro anos tivemos mais de 220 jovens mortos, então não é um caso isolado. Respeitem os nossos corpos!”, disse o deputado.
Entre as mães das vítimas estava Jackeline Oliveira, mãe de Kathellen Romeu, que falou sobre a falta de posicionamento e questionou o abandono do Estado.
“O Roberto Jefferson mandou tiros em cima dos agentes e saiu vivo, e os nossos filhos fizeram o quê? Só respiraram, abriram os olhos, só existiram? O Estado nos odeia! Eles mostram isso todos os dias para mim. A polícia está matando e o Ministério Público está ajudando a enterrar. O sistema nos odeia!”, disse Jackeline.
Relembre o Caso de Kathellen
A jovem de 24 anos, que era design de interiores e modelo, foi morta no dia 8 de junho de 2021, com um tiro de fuzil no tórax enquanto visitava a sua avó na comunidade Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, durante uma operação policial.
Outras mães e familiares de vítimas da violência letal do Estado durante operações policiais também falaram e gritaram por justiça.
“Pedimos Justiça! O Ministério Público precisa investigar, denunciar e responsabilizar os agentes do Estado envolvidos em execuções e desaparecimentos de cada jovem que não está mais aqui”, disseram.