Morte de João Pedro: quatro anos sem justiça
Prof. Josemar recebeu a família do adolescente morto em operação policial em São Gonçalo
20 maio 2024, 15:19 Tempo de leitura: 0 minutos, 58 segundosFez quatro anos neste sábado (18/05/24) que João Pedro Matos Pinto, de 14 anos, foi morto durante operação das polícias Civil e Federal no Complexo de favelas do Salgueiro, em São Gonçalo. O caso está na 4ª Vara de Justiça de São Gonçalo e até hoje sem solução sobre os culpados pela morte.
No dia 17 de maio, o deputado estadual Professor Josemar, que preside a Comissão de Combate às Discriminações da Alerj, recebeu a família do adolescente em audiência pública e outros parentes de jovens assassinados em situação análoga.
O crime ocorreu numa noite de 2020, quando João brincava em casa com amigos e policiais entraram atirando. O menino foi atingido por um disparo de fuzil na barriga.
Na reunião pública, foram definidos encaminhamentos com a finalmente de dar celeridade ao processo. Será enviado um ofício à 4ª Vara de São Gonçalo solicitando atenção especial ao processo. Outro ofício irá para o governador do estado para que reconheça a violação do estado e construa um memorial a João Pedro.