Celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+
Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTIA+, data comemorada em 28 de junho, o Palácio Tiradentes recebeu representantes da comunidade, com debates sobre os direitos e as leis dedicados às pessoas LGBTQIA+ e homenagens às personalidades desta luta. A iniciativa foi do mandato do prof. Josemar (PSOL), presidente da Comissão de Combate às Discriminações, […]
9 jun 2023, 14:14 Tempo de leitura: 2 minutos, 0 segundosPara celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTIA+, data comemorada em 28 de junho, o Palácio Tiradentes recebeu representantes da comunidade, com debates sobre os direitos e as leis dedicados às pessoas LGBTQIA+ e homenagens às personalidades desta luta. A iniciativa foi do mandato do prof. Josemar (PSOL), presidente da Comissão de Combate às Discriminações, junto com a deputada Dani Balbi (PCdoB), a primeira mulher trans eleita na Alerj.
O Palácio Tiradentes também iluminou sua fachada com as cores do arco-íris em alusão à data.
O plenário foi palco de lindas apresentações, como músicas e performances, representando a alegria e a esperança de um mundo de respeito à diversidade.
“O Dia do Orgulho é também uma data para relembrar a luta diária pelo respeito à diversidade. Mas no Brasil é preciso ir além, porque é o país que mais mata LGBTQIA+ no mundo”, disse o Prof. Josemar.
Em caso de LGBTfobia, denuncie à nossa Comissão de Combate às Discriminações: 0800 2820802
A mesa do evento, presidida pelo Prof. Josemar e Dani Balbi, foi composta por:
Julia Dutra – Professora de Artes da Rede pública municipal e estadual. Ativista e pesquisadora das relações etnico- raciais e gênero na educação. Já foi diretora de Colégio estadual, sendo considerada a primeira diretora trans no RJ.
Leonardo Morjan Britto Peçanha – Professor, pesquisador, escritor e ativista. Secretário Executivo na Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (ABETH).
Marcele Esteves – Lésbica, Negra. Psicóloga Clínica, Assistente Social, Terapeuta Integrativa, Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Coordena a área de testagem dos Grupo Arco íris, Membro da Coordenação Ampliada do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, Membro da Articulação Brasileira de Lésbicas – ABL.
Sergio Porto – Advogado, Empresário, Ativista pelas causas LGBTQIAP+ ( LGBTI+ ), Presidente da Turma OK, Pós graduado em Direito da Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo e em Direito Civil e Processo Civil;
Bruna Benevides – Bruna Benevides é travesti, pesquisadora, feminista, militar da Marinha do Brasil e secretária de articulação política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – Antra.
Amiel Modesto Vieira – com participação na construção do movimento intersexo, co- fundador da ABRAI (Associação Brasileira Intersexo) e atualmente é membro da Rede Brasileira de Pessoas Intersexo (REBRAPI).