Enchentes e vidas em perigo em São Gonçalo

As chuvas do início do ano castigaram o município - Artigo de 9 de fevereiro de 2023

12 fev 2023, 18:18 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
Enchentes e vidas em perigo em São Gonçalo

A urgência para evitar outros transtornos causados por fortes chuvas em São Gonçalo passa por iniciativas da prefeitura que devem se antecipar aos problemas. Com poucos dias de mandato, já era noite, recebi inúmeros telefonemas com denúncias e pedidos de socorro pela destruição causada pela tempestade que caíra naquele dia no município. Foi uma madrugada de terror para muitos desabrigados.

No plenário da Alerj, no dia seguinte, apresentei quatro medidas, de curto e longos prazos, que vão da prevenção e contenção de alagamentos até o apoio social.

Em primeiro lugar, é necessário convocar um gabinete de crise, envolvendo representantes públicos do município, de movimentos sociais, da OAB, de sindicatos e parlamentares para fazer um mapeamento dos transtornos em nossa cidade.

Outra questão fundamental é o Plano de Obras Públicas para tratar da drenagem e captação de águas pluviais. Já entreguei, em 2021, à prefeitura um plano elaborado pela UFF.


Em terceiro lugar, é preciso ter ações estruturantes articuladas entre a prefeitura e os governos estadual e federal.
É ainda de caráter imediato a organização para pôr em prática o Aluguel Social para os desabrigados.

Também dei entrada na Alerj na criação da Frente Parlamentar de Combate a Alagamentos e Enchentes, formada por cinco deputados, para
acompanhar, fiscalizar e reivindicar políticas públicas de assistência às vítimas e medidas para evitar tragédia semelhante no futuro.

Nossa cidade não aguenta mais ser castigada pelas enxurradas.

•Deputado estadual prof. Josemar (PSOL)