Mandato do vereador Prof. Josemar organiza solenidade em homenagem ao mês do orgulho LGBTQIA+

Ao todo mais de 20 ativistas que atuam em São Gonçalo foram homenageados com moções de aplausos

27 jun 2022, 12:15 Tempo de leitura: 2 minutos, 18 segundos
Mandato do vereador Prof. Josemar organiza solenidade em homenagem ao mês do orgulho LGBTQIA+

Na tarde desta segunda-feira (27/06), foi realizada uma sessão solene em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. A atividade foi organizada pelo mandato do vereador Prof. Josemar (Psol), reconhecendo o trabalho desenvolvido por instituições e movimentos sociais em prol da população LGBTQIA+ no município de São Gonçalo.

Em seu discurso, o presidente da sessão solene, Prof. Josemar (Psol), destacou dados que apontam a violência sofrida pela população LGBTI+ em São Gonçalo. Segundo o parlamentar, ao longo da história, nossa existência do preconceito contra os negros, LGBTQIA+, feminicidio, entre outros. Além de nos abrirmos para uma sociedade mais plural e tolerante, vivemos situações como a que ocorreu em São Gonçalo, quando o jovem Alexandre Ivo foi assassinado.
“Essa sessão é um marco histórico porque é uma sessão solene numa casa e numa cidade altamente conservadora, numa cidade marcada pela violência contra a população LGBTQI+, contra o povo negro, contra as mulheres e pelas violações aos direitos humanos. É uma cidade que tem muito a se reparar com as suas minorias e os grupos historicamente excluidos, então o objetivo dessa sessão solene é ser um espaço que possa promover e incentivar a discussão, além de caminhar junto aos grupos sociais que debatem a pauta”, comentou o vereador.

Em seguida, houve apresentações culturais, Elaine Parker; da cover da Alcione, Drag Marcela Sonarran, além das entregas das homenagens, entre os Títulos Legislativo Cidadão Gonçalense e moções de aplausos. Representante do Grupo Gay Atitude, Aloisio Reis, é preciso enxergar a variedade de orientações sexuais e identidades de gênero antes da formulação de políticas públicas. Segundo ele, um dos pontos mais sensíveis da agenda LGBT é justamente a necessidade de separar a religião da luta pelos direitos civis.

“Cumprimento todos, todas e todes. É mais um dia de resistência. A pauta LGBTQIA+ lamentavelmente tem sido desrespeitada pelo governante mor desse país, Jair Messias Bolsonaro. É com o espírito de resistência, luta e construção de proposta que estamos aqui. É importantíssimo construir um ato e exaltar esse dia, já que diz respeito à naturalização dos nossos corpos nos espaços de convivência social. Também é um dia de resistência aos milhares que morrem apenas por ser quem são nesse país. Eu gostaria de agradecer ao vereador Prof. Josemar pela iniciativa e ao presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho, por ceder esse espaço para luta da nossa comunidade”, afirmou Reis.

Ao todo mais de 20 ativistas da pauta LGBTQIA+ foram homenageados com moções de aplausos durante a solenidade.