CÂMARA DE SÃO GONÇALO REALIZA SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR MULHERES NEGRAS
Vereador Prof Josemar fará o encontro na próxima quarta-feira (16), às 10h. Uma sessão solene para entrega de títulos de mérito será realizada para dar reconhecimento a mulheres negras na Câmara Municipal de São Gonçalo. O evento será nesta quarta-feira, dia 16/03, às 10h, e contará também com a participação do Fórum Municipal de Mulheres […]
15 mar 2022, 21:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 38 segundosVereador Prof Josemar fará o encontro na próxima quarta-feira (16), às 10h.
Uma sessão solene para entrega de títulos de mérito será realizada para dar reconhecimento a mulheres negras na Câmara Municipal de São Gonçalo. O evento será nesta quarta-feira, dia 16/03, às 10h, e contará também com a participação do Fórum Municipal de Mulheres Negras de São Gonçalo.
O mês de março é reconhecido como o mês das mulheres, por conta da data que marca o Dia Internacional da Mulher. A solenidade acontecerá na semana que marca 4 anos da morte da Vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, e prestará a entrega de mais de trinta Títulos de Mérito Marielle Franco de Direitos Humanos.
“É preciso reconhecer a luta das mulheres, em especial das mulheres negras na nossa cidade. Elas fazem parte da história de resistência do município de São Gonçalo, e este evento servirá para homenageá-las.” – disse o Vereador do PSOL e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.
Título de Mérito em São Gonçalo leva nome da Vereadora assassinada Marielle Franco
Neste ano completam 4 anos desde o assassinato da Vereadora do PSOL-RJ, Marielle Franco. O caso segue sem solução e sem resposta sobre quem seria o mandante do crime. A parlamentar foi eleita em 2016, sendo a quinta mais votada da capital, mas teve seu mandato interrompido pelo crime, que ocorreu em 2018.
“A memória e as lutas que Marielle carregava não só seguem vivas, mas seguem gerando sementes e inspirando mulheres negras. Essa sessão solene reforçará este legado que resiste a uma estrutura historicamente desfavorável.” – colocou Camila Pedro, mulher negra do coletivo de mulheres Juntas.
O Título de Mérito Marielle Franco dos Direitos Humanos é usado para fazer referência à Vereadora, e será concedido pela primeira vez nesta legislatura.
Artigo produzido por: Prof. Josemar – Professor de Geografia e Vereador do PSOL em São Gonçalo (RJ)